"Na sensação humana de aprender...
Está a divina alegria de ensinar."
(Albert Einstein)

domingo, 6 de novembro de 2011

SLACKLINE





Trabalhamos o slackline com o objetivo de trabalhar o equilíbrio e a concentração das crianças.
Em um primeiro momento, perguntamos as crianças se elas conheciam ou já haviam andado no Slackline. Alguma responderam que não sabiam o que era, outras que já viram, mas a grande maioria respondeu que já havia andado. A professora regente disse que é porque ela já havia desenvolvido suas aulas com o tema slackline.
Num segundo momento, mostramos o slackline e explicamos como seria a atividade. 
No terceiro momento, pedimos que um por um passasse em cima do Slackline, claro que com a nossa ajuda.
Deixamos que cada um passasse do seu jeito, uns andavam de lado, outros andavam de frente.
Algumas crianças inventaram  formas diferentes de usar o slackline, fizeram de conta que a corda era o cavalinho delas.Esse momento nos chamou a atenção, pois pudemos observar como a criança reconstrói a realidade dos objetos, dando significados diferentes.
Quanto ao equilíbrio e concentração,notamos que não tiveram dificuldade, todos realizaram a atividade com sucesso.
Contudo, percebemos que devemos estimular as crianças ao máximo, afim de essas desenvolverem suas capacidades em todos os sentidos: motor, cognitiva e psico-social. 






História do Slackline

São várias as histórias de como surgiu o Slackline, uma delas é que ele começou nos anos 80 no parque Yosemite Valley, na Califórnia, local onde muitos alpinistas se reuniam para a prática de escalada.
Entre uma escalada e outra os alpinistas se divertiam, aperfeiçoando técnicas de equilíbrio e manobras sobre as correntes do estacionamento do parque.
Logo as correntes foram trocadas por fitas planas e os praticantes passaram a amarra-lás nas árvores e a treinar a travessia de uma árvore a outra.
Surgia então o esporte que hoje é conhecido Slackline (corda bamba) e que rapidamente se espalhou conquistando adeptos no mundo todo.
No Brasil não foi diferente, o esporte chegou aqui com força total e foi logo pegando um jeitão brasileiro, sendo praticado nas principais praias e parques do país, principalmente no Rio de Janeiro, que adotou rapidamente o esporte que hoje já faz parte de sua cultura e que por suas paisagens exuberantes tornou-se o palco perfeito para a realização do esporte no país.
Hoje o slackline tem adeptos em quase todos os estados do Brasil, alguns campeonatos já foram realizados por aqui e o número de apaixonados cresce a cada dia mais.
Em Juiz de Fora, o esporte está crescendo aos poucos, a galera tem se reunido em algumas praças da cidade e também no campus da UFJF.
O Slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível. Lembra os espetáculos circenses onde malabaristas se equilibram nas alturas segurando vara ou guarda-chuva. A diferença é que a corda fica numa altura de aproximadamente 30cm do chão.
Esta atividade contribui para a persistência, equilíbrio e confiança. É importante saber que para montá-la é melhor ter alguém que entenda e domine bem este assunto evitando assim acidentes. Aproveite a oportunidade de realizar algo que parece ser tão impossível!
Sem dúvida, vale a pena experimentá-la, mesmo estando a um metro do chão.









REFERENCIAS

A história do Slackline, 2011. Disponível em: http://orangotangoslackline.blogspot.com/2011/03/historia-do-slacklin. Acesso em: 04 de Outubro de 2011.



8 comentários:

  1. O Slackline é um esporte novo e que hoje em dia está aparecendo mais na mídia, ministrar novas experiências para as crianças é muito bom e o interesse dos alunos é grande. Os conteúdos de esportes radicais são de bastante ajuda para o desenvolvimento motor, sempre lembrando de tomar as devidas preocauções com relação a segurança.

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante trabalhar esse esporte com a criança, alem de ser novo, é desafiador.
    A criança tem um grande interesse em coisas novas, facilitando a sua aprendizagem e alem de tudo trabalhando o desenvolvimento motor e cognitivo.

    ResponderExcluir
  3. Concordamos com a fala dos nosso colegas acima, e reafirmamos a necessidade de propiciar novas formas de movimentar-se, e atrelada a um contexto bem fundamentado pode ser uma ótima forma de desenvolver as diversas capacidades físicas de nossos alunos.

    ResponderExcluir
  4. Eu também possibilitei aos meus alunos a vivencia do slackline e com certeza é um ótimo meio, seja para trabalhar as questões de movimentos, de coordenação, de equilíbrio, mas também o trabalho em equipe, quando um aluno ajudava o outro a atravessar a fita.

    ResponderExcluir
  5. Interessante o tema abordado por vocês. Trabalhando o equilíbrio e toda as questões de adaptaçoes neuro-motoras. parabens oelo blog meninas.

    ResponderExcluir
  6. Trabalhar com o Slackline é uma otima maneira de possibilitar a questao do equilibrio e da coordenação motora da criança.
    E a forma que foi trabalhada criando tambem um espirito de equipe entre elas. Parabens!

    ResponderExcluir
  7. Alem de ser uma pratica muito divertida e que lhe possibilita sentir uma sensação muito boa o Slackline auxilia muito as funçoes motoras do corpo.
    Parabens
    Comenta meus pósts novos la vlw

    ResponderExcluir
  8. Parabéns meninas pela metodologia usada para trazer a vivencia,do slackline para aqueles alunos.Acredito que essa vivencia foi um grande desafio tanto para vocês acadêmicas quanto para os alunos uma vez que a faixa etária deles ejige muito cuidado e atenção.

    ResponderExcluir